A aprendizagem é o foco principal do campo da psicologia educacional. .
Começaremos discutindo o condicionamento clássico.Precisamos examinar a definição e os conceitos de condicionamento operante. A melhor forma é ex através da plicação dos princípios da teoria da aprendizagem social,conhecerendo algumas aplicações dos princípios do condicionamento clássico, do condicionamento operante e da teoria da aprendizagem social
Entre as descobertas da psicologia moderna está a do fisiologista Ivan Pavlov sobre a investigação da salivação dos animais durante a digestão.
Resumido:
Condicionamento clássico é um tipo de aprendizagem baseada na associação de estímulos, que não eliciam uma resposta particular com outros estímulos que eliciam a resposta
Um estímulo incondicionado(exposição da comida ) ,pode provocar um reflexo incondicionado( saliva ),seguido de um reflexo neutro,fazendo um reflexo condicionado começar a desenvolver,provocando um estímulo condicionado,gerando um reflexo condicionado
O elemento chave do condicionamento clássico é a associação. Isto significa que dois estímulos experimentados juntos repetidamente, se tornarão associados.
Um exemplo: "Se um estudante frequentemente encontra estímulos geradores de desprazer nas aulas de matemática, como professores pouco amigáveis, questões muito difíceis, e um monte de deveres de casa, ele pode aprender a não gostar de matemática."
Pavlov descobre isso quase que por acidente,nesses experimentos com comida para cachorro.
De uma forma simples, um estímulo é qualquer coisa que pode influenciar diretamente um comportamento e produzir uma resposta. No condicionamento classico, existem dois tipos de estímulos e dois tipos de respostas:
estímulo incondicionado, estímulo condicionado, resposta incondicionada, e resposta incondicionada
Exemplo :Estímulo Incondicionado (EI) É um estímulo que pode produzir a resposta sem nenhuma aprendizagem. Ex: carne
Exemplo: Resposta Incondicionada (RI) É a reação não aprendida ou inata, ao estímulo incondicionado. Ex: salivação
Exemplo: Estímulo Condicionado (EC) Estímulo condicionado adquire a habilidade de produzir a resposta porque foi pareado (associado) com o estímulo incondicionado Ex: som
Exemplo: Resposta Condicionada (RC) Quando a resposta é produzida pelo estímulo condicionado, é chamada de resposta condicionada. Ex: salivação
Fenômenos comuns em condicionamento clássico Existem três fenômenos comuns que ocorrem no condicionamento clássico: generalização, discriminação e extinção.
1.Generalização ocorre quando um estímulo similar ao EC produz a RC. Um estudante pode generalizar o seu medo de realizar provas para as disciplinas de física e química, embora ele tenha se saído mal apenas na prova de matemática. Neste caso, as provas de física e química são estimulas similares às provas de matemática e produzem a RC por si mesmas.
2.Discriminação é o oposto da generalização. Refere-se à habilidade em diferenciar estímulos similares. Por exemplo, um estudante pode sentir medo durante a prova de matemática, mas não durante a prova de física ou de química. Isto mostra que o estudante está apto a diferenciar entre situações apropriadas e não-apropriadas para emitir respostas.
3.Extinção é um processo de desaprender a resposta aprendida por conta da remoção da fonte original da aprendizagem. No condicionamento classico, extinção é feita ao apresentar repetidamente o EC sem o EI. Essa ação provocará um decréscimo da frequencia da RC. Eventualmente, a RC desaparece. No exemplo mencionado, se o estudante repetidamente passa na prova de matemática, seu medo de provas de matemática desaparecerá
O condicionamento Clássico (ou reflexo, ou Pavloviano) é bastante comum em nossa vida. Por exemplo, crianças choram ao ouvir o barulho da máquina do dentista pois, em sua vivência, o som da máquina (estímulo neutro) foi associado a dor (estímulo incondicionado). Com o passar do tempo, apenas o som da máquina já é capaz de eliciar emoções negativas que apareceram no momento do uso da máquina (ansiedade, medo ).
CONDICIONAMENTO OPERANTE
Condicionamento operante é uma forma de aprendizagem na qual a consequência do comportamento leva a mudanças na probabilidade de que o comportamento irá ocorrer.
Thorndike (1874-1949) foi o pioneiro no estudo desse tipo de aprendizagem. Sua famosa formulação da Lei do Efeito está no âmago do condicionamento operante. A Lei do Efeito afirma que:
“O comportamento que gera um efeito de satisfação (reforçamento) está apto a ser repetido, enquanto o comportamento que gera um efeito negativo (punição) está apto a ser suprimido"
Reforçamento é a consequência que aumenta a probabilidade do comportamento voltar a ocorrer. Por outro lado, punição é uma consequência que diminui a probabilidade do comportamento ocorrer. Colocado de outra forma, reforçamento irá fortalecer o comportamento enquanto punição irá enfraquecer o comportamento.
Existem duas formas de reforçamento e punição:
Reforço positivo e negativo : Os dois tipos de reforçamento são usados para aumentar a probabilidade de que um comportamento precedente será repetido
Punição positiva e negativa : Os dois tipos de punição são usados para diminuir a probabilidade de que o comportamento precedente será repetido
Note que quando alguma coisa é adicionada ou apresentada, o processo é chamado de positive e quando alguma coisa é removida ou tirada, o processo de aprendizagem é chamado de negativo.
TEORIA DO REFORÇO
Ratos,pombos e um organismo vazio
Skider não deixou uma teoria sobre personalidade em termos descritivos e concretos ,mas do comportamento,defendendo a tese de que seja analisadas as respostas observáveis,por definir a psicologia como a ciência do comportamento,ela é a antítese da análise psicanalítica com traços desenvolvimentistas,cognitivas e humanistas e isso envolve objeto e métodos .
Ao contrário dos outros,Skider não busca elementos subjetivos e aplica raciocinio análogo aos processsos físicos que não são observáveis e nem importantes para a ciencia. Para ele os seres humanos são "organismos vazios ",logo o interior do organismo é irrelevante ,pois não explica comportamentos em termos científicos.
Ele também diversificava de outros,pois nã se baseiava em pessoas de comportamentos emocionalmente perturbadas ,mas em pessoas normais e medianos,e mesmo que suas teorias sejma para humanos,ele teve suas pesquisas em pombos e ratos.
Sua busca era por respostas comportamentais a estímulos e não por experiencias de infância ou sentimentos de adultos,e dar resposta a estímulos os animais fazem muito bem,as vezes melhor que humanos e apesar de diferentes a questão está na intensidade e que meio elementares deve ser vistos primeiros antes dos complexos .
Suas técnicas terapêuticas foram grandemente usadas para tratar de distúrbios como psicose,deficiencia mental e autismo,inclusive em escolas e hospitais.
A VIDA DE SKINER
Nasceu na pensilvânia e era primogênito(teve 2 irmãos),educado para ter temor a Deus,policia e o que as pessoas vão pensar.Sua mãe unca abria mão dos seus ensinos,a avó se certificava de que tinha consciencia das punições e seu pai ajudou na sua aprendizagem moral e a sina que recai sobre criminosos,mostrou-lhe a cadeia pública.
Sua biografia é marcada por estas questões de infância presentes em sua vida adulta ou seja,seu comportamento adulto é influenciado pelas recompensas e punições(reforço) na infancia.Sua atividades na infancia foram proféticas para a afirmação que pessoas funcionam como máquinas,logo são previsíveis.
Seu interesse pelo comportamento animal veio também da infância,cheio de animais de estimação,entre eles um casal de pombos adestrados que o fascinava
COMPORTAMENTO RESPONDENTE
Ele diferencia 2 comportamentos :
1. Respondente : Um comportamento a partir de um estímulo (automático )
2. Operante : Um comportamento aprendido ou condicionado (Pavlov e adotado por Watson mais tarde como método de pesquisa básico de comportamento )
A experiencia de Pavlv mostrou a importancia do reforço ou recompensa,daí fundamentar a lei de aprendizagem,onde o reforço aumenta a probabilidade de resposta
A CAIXA DE SKINNER
o centro DO CONDICIONAMENTO OPERANTE
Uma caixa de Skinner, também conhecida como câmara de condicionamento operante, é um aparelho fechado que contém uma barra ou chave que um animal pode pressionar ou manipular de modo a obter alimentos ou água como um tipo de reforço.
esta caixa também é um dispositivo que grava cada resposta fornecida pelo animal, assim como o único esquema de reforço que ao animal foi atribuído.
Skinner se inspirou para criar a sua câmara de condicionamento operante como uma extensão das caixas de quebra-cabeça que Edward Thorndike usou em sua pesquisa sobre a lei do efeito.
Usando o dispositivo os pesquisadores poderiam estudar cuidadosamente o comportamento em um ambiente muito controlado. Por exemplo, os pesquisadores poderiam utilizar a caixa de Skinner para determinar qual esquema de reforço levou à maior taxa de resposta nos sujeitos do estudo.
Por exemplo, imagine que um pesquisador quer determinar qual esquema de reforço vai levar a taxas de resposta mais elevadas.
Pombos são colocados nas câmaras de condicionamento operante e recebem uma bolinha de comida por bicar uma chave de resposta. Alguns pombos recebem uma pelota para cada resposta (reforço contínuo), enquanto outros recebem uma pelota somente após ter ocorrido um determinado período de tempo ou número de respostas (reforço parcial)
Nos esquemas de reforço parciais, alguns pombos recebem uma pelota depois de bicar cinco vezes. Isto é conhecido como um esquema de razão fixa. Pombos no outro grupo recebem reforço após um número aleatório de respostas, que é conhecido como um esquema de razão variável. A outros pombos é dado uma pelota depois que um período de 10 minutos tenha decorrido. Isso é chamado de esquema de intervalo fixo. No último grupo, como reforço aos pombos são dadas pelotas com intervalos de tempo aleatórios, o que é conhecido como um esquema de intervalo variável.
Uma vez que os dados foram obtidos a partir dos ensaios nas caixas de Skinner, os pesquisadores podem, em seguida, olhar para a taxa de resposta e determinar quais esquemas levam ao mais alto e mais consistente nível de respostas.
A menos que os fatores sejam analisados é possivel planejar e implantar um programa de modificação de comportamento.
O fumante fuma diante de estímulos,se identificarmos os estímulos tem como modificar seu comportamento.As principais abordagens:
Observação direta
Autorelato
Mensurações fisiológicas
Às vezes por falta de observação se recompensa o mau comportamento com o reforço
O auto-relato um tipo de teste psicológico no qual o paciente preenche uma pesquisa ou questionário com ou sem o auxílio de um profissional de saúde mental.Apresentam questões sobre sintomas, comportamentos e traços de personalidade associados a um ou vários transtornos mentais ou tipos de personalidade, de forma a facilmente obter conhecimento sobre quadro mental ou personalidade de um dado indivíduo.
A MODELAGEM DO COMPORTAMENTO
A influência dos fatores ambientais na modelagem do comportamento humano, o que confere, pois, a pais e educadores papel central no desenvolvimento de certas habilidades e ações nas crianças. A modelagem é obtida proporcionando-se reforçadores após respostas que gradativamente se aproximam da resposta que se deseja obter.
O COMPORTAMENTO SUPERTICIOSO
A vida não é sempre ordenada e comportada como num laboratório de psicologia, somos reforçados após sermos reforçados diante de um comportamento e isso o fará repetir-se
Skinner realizou sua pesquisa em um grupo de pombos famintos cujos pesos corporais tinham sido reduzidos para 75% do seu peso normal quando bem alimentados. Por alguns minutos a cada dia, um mecanismo alimentava as aves em intervalos regulares. O que os observadores dos pombos encontraram mostrou que os pássaros desenvolveram um comportamento supersticioso, acreditando que, agindo de uma maneira particular, ou fazendo uma determinada ação, a comida iria chegar
Ao final do estudo, três quartos das aves tornaram-se supersticiosas. Um pombo, em busca de alimentos, acreditava que, ao se virar na gaiola duas ou três vezes seria alimentado, mas não apenas em qualquer direção; o pássaro aprendeu a se virar no sentido anti-horário e parecia acreditar que isso significaria que ele seria alimentado.
Mas a superstição é mais evidente em todos os dias no comportamento humano, como você já deve estar cansado de saber.
CONTROLE DE COMPORTAMENTO
Skinner propôs várias técnicas de autocontrole,um desses é evitação de estímulos que o afeta.já que ele defende que variáveis externos controlam e moldam o ser humano
MUDANÇA DE COMPORTAMENTO
Skinner usava o condicionamento operante,usando mais o reforço do que a punição,defendendo que a mesma não é eficiente para mudar comportamento observável,funcionando na hora mas não é longo,ja o reforço punitivo,muda o comportamento para evitar estimulos aversivos,mas ele era contra a estimulos nocivos para mudar comportamento,por não saber as consequencias e nem sempre funciona.
A NATUREZA HUMANA
Cada ser humano é diferente e tem experiencias diferentes,logo na visão de Skinner não influencia e nem padrão interno ou subjetivo.Não se preocupou com um objetivo fundamental,nem com superação de inferioridade,redução de ansiedade ou esforço por realizações.,pois são questões de estados internos e subjetivos,que ele não aceitava.A visão dele é sempre social e não individual
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